É comum ter dúvida sobre a energia solar off grid na hora de escolher o sistema fotovoltaico ideal para o seu imóvel. Por isso, é fundamental saber a diferença entre os sistemas on grid e off grid, seus prós e contras, e como funcionam.
Sendo assim, para começar a produzir energia limpa e renovável, reúna todas as informações e estude as possibilidades que variam de acordo com a sua necessidade, seja em sua residência, estabelecimento comercial ou indústria.
O que é o sistema de energia solar off grid?
O sistema de energia solar off-grid (sistema isolado ou sistema autônomo) tem como principal característica o “autossustento”, ou seja, é um sistema não conectado à rede elétrica, que armazena a energia solar excedente em baterias para ser utilizada quando não houver produção.
Como funciona o sistema de energia isolado off grid?
Por tratar-se de um sistema autônomo, o funcionamento ocorre à parte da rede elétrica. O sistema abastece os aparelhos domésticos e eletrônicos que utilizarão a energia de forma direta. Essa opção é principalmente utilizada em locais remotos, visto que, para muitos, é a maneira mais econômica e simples de gerar energia elétrica por conta de dificuldades na região.
O sistema off grid tem seu funcionamento igual ao sistema on grid, sendo aproveitado em atividades do dia a dia como bombeamento de água, iluminação, eletrificação de cercas e muito mais. A energia solar, por ser armazenada em baterias, pode ser utilizada em dias chuvosos, nublados e durante a noite.
A operação de um sistema solar off grid ocorre com o mesmo padrão de captação da luz do sol para a conversão de energia solar em energia elétrica, utilizando equipamentos como painéis solares, inversor solar, controlador de carga e baterias.
Vantagens do sistema fotovoltaico off grid
Para entendermos as benefícios da energia solar off grid, precisamos saber que existem diferentes vantagens entre um sistema de pequeno e de grande porte. Os de pequeno porte são caracterizados pela geração de energia em menor escala, porém ainda independentes da energia elétrica convencional, conectada à rede. Conheça algumas vantagens desse tipo de sistema:
- Diminuição do consumo de combustíveis fósseis;
- Aumento da disponibilidade de energia;
- Redução de custos;
Enquanto isso, há vantagens também para os sistemas fotovoltaicos off grid de grande porte, como:
- Menor dependência de combustíveis fósseis;
- Diminuição de custos com transporte de combustíveis;
- Menor índice de emissão de gás carbônico;
- Redução de risco de acidentes;
Desvantagens do sistema fotovoltaico off grid
Por outro lado, existem algumas desvantagens no sistema de energia solar off grid que devem ser consideradas no momento de escolha do seu projeto:
- Custo mais elevado em relação ao sistema on grid;
- Apresenta menor eficiência energética;
- Causa impactos ao meio ambiente por ser dependente de baterias;
Diferenças entre o sistema off grid e o sistema on grid
Como falamos acima, existe uma diferença básica entre os dois tipos de sistemas fotovoltaicos, fazendo total diferença em seus funcionamentos. Desta forma, podemos diferenciar o sistema fotovoltaico off grid e on grid através de uma simples comparação entre os fluxos de operação, uma vez que um dos dois possui ligação com a rede elétrica de distribuição e o outro não.
- Sistema fotovoltaico off grid: É um sistema fotovoltaico isolado e autônomo, ou seja, não é conectado à rede e funciona por meio do abastecimento de baterias;
- Sistema fotovoltaico on grid: Trata-se de um sistema conectado à rede, permitindo que a energia gerada seja utilizada tanto para consumo local quanto em outro ponto da rede elétrica.
Em vista disso, se você deseja ter o auxílio de um sistema que produza energia elétrica para todo o seu imóvel, a melhor opção está no sistema conectado à rede (on grid), porém, é necessário checar se não há ligação com companhias elétricas ou problemas de armazenamento.
#Energia solar
#Sistema Off Grid
#Vantagens
#Desvantagens
#Sistema On Grid